Mercado Municipal

O Mercado Municipal é uma das sete maravilhas de Campinas. Inaugurado em 1908 pelo então prefeito Orosimbo Maia, o estabelecimento é o mais antigo centro de compras do município, um dos pontos preferidos da população campineira e uma atração marcante para os que visitam nossa cidade.

Tombado em 1983 pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo – e, em 1995, pelo CONDEPACC – Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas, o prédio do Mercado Municipal foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo em arquitetura mourisca. Além disso, é parte viva da história campineira, visto que era no Mercado, entre as décadas de 1930 e 1960, onde ocorriam os encontros entre intelectuais, artistas, jornalistas, políticos, que, em seus estabelecimentos, discutiam os grandes temas municipais e nacionais.

Administrado pela SETEC, o Mercado Municipal possui 143 boxes, sendo 98 no prédio central e 45 bancas externas, aliando o tradicional e o moderno, e ofertando aos consumidores grande variedade de estabelecimentos e produtos: peixaria, pastelaria, açougue, lanchonete, lotérica, hortifruti, doces, tabacaria, artigos religiosos, especiaria, casa de pássaros, peças para conserto de fogões, entre outros.

O Mercado Municipal está localizado no centro de Campinas, entre as ruas Benjamin Constant, Ernesto Kullman, Barreto Leme e Álvares Machado. Seu horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7:00 às 18:30, e, facultativamente, aos domingos, das 7:00 às 12:00. Há estacionamento no local, a preços módicos, e boas condições de acessibilidade e segurança.