Serviços Funerários

Serviço Funerário Municipal

A Divisão Funerária da SETEC, denominada também Serviço Funerário Municipal, é o setor da autarquia responsável pelo atendimento funerário à população no caso de falecimentos ocorridos em Campinas. O Serviço Funerário Municipal está localizado na sede da SETEC.

Por se tratar de um serviço voltado às primeiras ações que requerem um funeral, e ocorrer em momento de comoção de parentes ou amigos de pessoas falecidas, possui funcionários altamente treinados para o atendimento.

É nesta divisão da SETEC que será tratado, com o familiar ou responsável, o tipo de funeral realizado, a urna mortuária e demais equipamentos que comporão o velório. A divisão se encarrega, ainda, da documentação inicial relativa ao falecimento e de sua divulgação em veículos de comunicação da cidade.

Os serviços funerários em Campinas, de acordo com a Lei Municipal 4.369/74, são de competência exclusiva da SETEC, e incluem, também, o transporte para todo o território nacional.

 

Tabela de preços

Tabela de preços no Diário Oficial do Município do dia 07/01/2016 nas paginas 99 a 105

 

Serviço de Verificação de Óbito

O departamento funerário da SETEC também é responsável pelo Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), que tem como função principal realizar a necropsia em casos de mortes naturais ocorridas sem assistência médica. Esse serviço é disponibilizado para as cidades da Região Metropolitana de Campinas.

Este Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) é de extrema importância para os municípios, porque é responsável por determinar causas de mortes para fins estatísticos ao invés de ignorá-las. Este órgão também tem importância social, pois fiscaliza embalsamentos para transporte aéreo nacional e internacional. Além disso, fiscaliza o transporte de cadáveres vitimas de doenças infecto-contagiosas, contribuindo para o controle sanitário necessário para prevenir a proliferação destas doenças.

 

Instituto Médico Legal

O Instituto Médico Legal (IML) de Campinas funciona por meio de um acordo entre o Governo do Estado e a SETEC.

Foi instalado na área do Necrotério Municipal, que fica localizado no Cemitério Parque Nossa Senhora da Conceição (Amarais), onde há toda a estrutura disponível para a realização das necropsias em vítimas, tais como: mesas para necropsias e câmaras frias, entre outros.

É importante destacar que o Instituto Médico Legal (IML) só realiza necropsia em vítimas de mortes violentas.

 

Procedimentos para o funeral

Morte natural

Comparecer ao Serviço Funerário Municipal e apresentar:

Morte natural na residência

Contatar a SETEC pelos telefones (19) 3734-6160, (19) 3734-6161, (19) 3734-6162 e (19) 3734-6163.

Contatar o médico que assistiu o paciente para que assine a declaração de óbito. Caso não tenha havido assistência médica, o responsável deve comparecer ao Serviço Funerário Municipal, apresentar os documentos do falecido e autorizar a realização da necropsia pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO).

Além disso, apresentar os documentos abaixo no Serviço Funerário Municipal:

Morte violenta

Comparecer ao Serviço Funerário Municipal munido de cópia do Boletim de Ocorrência e da requisição de exame expedidos pelo Distrito Policial onde a ocorrência foi registrada. Essa documentação pode ser apresentada também ao Instituto Médico Legal (IML).

Apresentar, também, ao Serviço Funerário Municipal:

 

Velórios

Os velórios acontecem no local do enterro, que é de escolha da família. Caso seja em outro lugar, é necessária a autorização do presidente da SETEC.

O cemitério da Saudade conta com 7 (sete) salas de velório e uma capela. O cemitério Nossa Senhora da Conceição, no Amarais, conta com 9 (nove) salas de velório. E, por fim, o cemitério de Sousas conta com 3 (três) salas.

 

Urnas

Existem 22 tipos de urnas funerárias e mais de 148 modelos diferentes, à escolha da família e que apresentam variações de tamanho, cor, para crianças ou jovens, dependendo da necessidade da família.